terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ESTUDO SOBRE A QUEDA DAS MURALHAS DE JERICÓ

A QUEDA DAS MURALHAS DE JERICÓ. Texto base: INTRODUÇÃOJericó era uma fortaleza cercada de espessas muralhas de pedra e portas de ferro.



Os portões da cidade de Jericó estavam bem fechados, para não deixar que os israelitas entrassem. Jericó era humanamente impenetrável. Ninguém podia entrar, nem sair da cidade. DESENVOLVIMENTOJosué estava perto da cidade de Jericó. De repente, viu um homem com uma espada na mão parado na sua frente. Josué chegou perto dele e perguntou:

Você é do nosso exército ou é inimigo? “Não sou nem uma coisa nem outra. Estou aqui como comandante do exército de Deus, o Senhor”. Josué ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e o adorou. E disse: Estou aqui meu senhor. O que quer que eu faça? O comandante do exército do Senhor respondeu:“Tire as sandálias dos seus pés, porque a terra que estás a pisando é santa.” E Josué obedeceu. Na vida cristã, o mais importante é conhecer os planos de Deus e experimentar a sua vontade, que é agradável e perfeita.Josué teve uma experiência, um encontro com o Senhor

: “Tire as sandálias dos seus pés, porque a terra que estás a pisando é santa.” Deus fez isso com Moisés (vocês se lembram da sarça ardente?) e agora o faz com Josué. Santificar o lugar do encontro. Isso tem um profundo significado. Porque a sandália era uma proteção contra o calor da areia que poderia queimar a planta do pé, como proteção de pedras cortantes.

Mas diante do Senhor não há necessidade desse tipo de proteção. Tirar as sandálias é abandonar o poder humano, é deixar de lado o orgulho, o raciocínio humano, o entendimento soberbo. Nesse campo santo, a humildade, a dependência e a obediência são as únicas vestimentas aceitáveis.Disse ainda o Senhor Deus a Josué:”Estou entregando em tuas mãos a cidade de Jericó, o seu rei e os seus corajosos soldados.” O Senhor orientou que todos os guerreiros de Israel deveriam rodear a cidade de Jericó uma vez, por seis dias, sem nada dizer.

Á sua frente iriam sete sacerdotes, levando sete buzinas de carneiro, diante da arca. No sétimo dia deveriam rodear a cidade sete vezes e os sacerdotes tocariam a buzina. Ao ouvir o toque das buzinas, todo povo deveria gritar e então os muros ruiriam.

Vejamos alguns pontos:1- A ARCA - O povo precisava ter a arca indo à frente. Nós sabemos que a arca representava a presença de Deus e sua aliança com Israel. Se queremos vencer as barreiras, precisamos ter compromisso com Deus e uma comunhão real com ele. 2- RODEAR A CIDADE - O povo precisava andar em volta da muralha. Aqui está a questão da obediência e da ação. Se você está consciente de que Deus lhe deu uma ordem, obedeça. Esta é a sua parte.

Se você não sabe o que fazer diante do problema, ore, consulte a Bíblia, consulte o ministério e parta para a ação. Jesus disse: "Eu sou o caminho" (João 14.6). Logo, precisamos andar. A salvação é dinâmica. 3 – TEMPO - Israel deveria andar em torno de Jericó durante 7 dias. Aqui está o teste da perseverança e da paciência. Você deve obedecer hoje e continuar obedecendo amanhã, mesmo que os obstáculos pareçam mais firmes do que antes.

Você deve ser mais firme do que a muralha. Sua fé deve ser mais resistente. Depois de rodear a cidade no primeiro dia, não houve nenhum resultado. Talvez tenha sido difícil para alguns israelitas levantarem de suas camas no segundo e no terceiro dia e nos dias seguintes, sabendo que nada aconteceu na véspera. Você já experimentou esse desânimo?

Não se deixe vencer por ele. Continue obedecendo ao Senhor.Josué ordenou que o povo executasse fielmente as ordens recebidas: durante seis dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade. No sétimo dia deram sete voltas. Durante a sétima volta ao som das trombetas, todo o povo levantou um grande clamor. Pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram e o povo pôde conquistar a cidade.Os homens que tinham servido de espiões foram à casa de Raabe e retiraram de lá ela e sua família

(Raabe nos fala da igreja gentílica, ela queria a benção, estava na revelação, entendeu a Obra e foi salva pelo fio de escarlate - sangue de Jesus), porém a cidade e tudo que nela havia queimaram no fogo, guardando somente a prata, o ouro, os vasos de metal e de ferro para o tesouro da casa do Senhor.

Assim era o Senhor com Josué, e corria sua fama por toda a terra.CONCLUSÃONo sétimo dia, a muralha caiu. Não podemos fazer uma regra para Deus e dizer que ele sempre vai agir depois de 7 dias ou depois de 7 orações, Ele pode agir no primeiro dia, ou no sétimo, ou no vigésimo primeiro, como aconteceu com Daniel, ou em outro dia qualquer.

Por que sabemos que Deus tem um tempo certo para tudo, apesar de que, em alguns casos, nós é que retardamos as bênçãos devido à nossa incredulidade, passividade e desobediência. Josué creu na promessa de que o Senhor derrubaria as muralhas de Jericó.

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. (Hebreus 11:1) Mas a fé cristã não é cega ela está firmada nas promessas de Deus. Quando o Senhor prometeu a Josué que a muralha de Jericó viria abaixo e que o povo de Israel subiria nela, nada mais faria Josué desistir de conquistar a cidade, pois ele sabia que Deus estava à frente e lhes concederia vitória.

O mesmo Deus que operou na vida de Moisés e de Josué continua a operar em nossas vidas. Na vida de um povo que clama pelo seu nome e que ora com fé. Nós clamamos no deserto por este Deus e vivemos continuamente com um grito em nossos lábios: Maranata! É o clamor de uma igreja fiel, que anseia a volta do Salvador, que virá nas nuvens para buscá-la. Ó vem Senhor Jesus.

21 comentários:

Ricardo Foz disse...

como posso ter uma resposta concreta,de que eles derão sete volta em apenas um dia,sendo que em volta das muralhas,se media mais de 40 km?obss;foi de carro ou ape???

devanircaciano disse...

porque se diz as muralhas . quantas erão

souzasousa42 disse...

para aqueles que sempre duvidam da palavra de Deus uma simples resposta! se nela está escrito que deram sete voltas em um dia eu creio, é melhor crer do que argumentar sem conhecimento biblico . abços

Pastor José Jerônimo disse...

Querido leitor que quer saber se as sete voltas dadas em redor das muralhas de Gericó foram feitas de carro ou a pé, eis a minha resposta se você crê verdadeiramente em jesus promova um jejum no mínimo de 40 dias e peça a Deus entendimento que com certeza Ele vai dar, não peço desculpa pela resposta,pois sua pergunta é de quém não crer em Deus e o homem sem Deus não entende nada da Bíblia Sagrada, um abraço fraterno, pastor José Jerônimo da Silv.

Regiane M. disse...

a respeito do comentário de ricardo foz,aquele que é do espírito entende as coisas do espírito,aquele que é da carne entende as coisas da carne.

gostoso disse...

A teor da pergunta do Ricardo, faz sentido, ou seja, se os sarcedotes iam à frente, em que velocidade eles andavam? E no ultimo dia, dar 7 voltas??? É claro Ricardo, que de fato isso ocorreu, mas a pergunta fica no ar...Qual era a velocidade em que andavam???

Ivan disse...

O povo andava na velocidade cronometrada por DEUS,quem sabe se naquele dia a terra girou devagar sendo ordenada por DEUS para que povo pudesse conquistar a cidade JERICO ,a sabedoria de DEUS é loucura para os que não entendi .

Josy disse...

nao precisa ser debochado para se tirar uma duvida acho que o ricardo nao esta querendo aprender e sim colocar em duvida apalavra de D!eus e o seu grande poder.

edson disse...

Pois para Deus tudo é possível lc:1;37 Acabe estava no carro e Elias passou na fernte dele 1Reis:18;44,45,46.Fica na paz

fernando disse...

Deus só faiz o imposivel opocivel

James disse...

HÉLIO DISSE ESTOU POSTANDO ESTE COMENTÁRIO,PORQUE POR ESTES DIAS ESTAVA AFLITO EM BUSCA DE UMA RESPOSTA DE DEUS EM TODAS AS ÁREAS DA MINHA VIDA.E ATRA VEZ DESTA MINISTRAÇÃO DERRUBANDO AS MURALHAS DE JERICÓ EU PUDE APRENDER.QUE BIBLICAMENTE ESTAS MURALHAS QUE SE LEVANTARAM DIANTE DA MINHA VIDA.PELA FÉ E PELO PODER QUE EM MINHAS PALAVRAS EU TAMBÉM POÇO COLO CALA POR TERRA COMO AQUELE POVO DE ISRAEL.
QUANTO AO RICARDO SE VOCÊ QUER TIRAR A DUVIDA MEU AMIGO RICARDO É MUITO SIMPLES. PENSE? COMO UM HOMEM PODE DORMIR RODEADOS POR LEÕES FAMINTOS E NA SUA VIDA NÃO TOCAR.TREZ HOMENS SER ATIRADOS A UMA FORNALHA E NADA A ELE ACONTECER.COM,O PODE O MAR SE ABRIR E O POVO POR ALI PASSAR E EM SEGUIDA ESTAS MESMAS ÁGUAS TRAGAR TODO UM EXERCITO.COMO ENTENDER O POVO CAMINHANDO PELO DESERTO E QUANDO A FOME BATEU DEUS FEZ CAIR O MANA E PARA PIORAR A SITUAÇÃO QUANDO ESTES TEVE SEDE A AGUÁ BROTAR EM UMA ROCHA EM PLENO DESERTO RSRSRSRS.PRA SE ENTENDER O SOBRENATURAL DE DEUS MEU QUERIDO RICARDO É INECESSÁRIO PERMITIR QUE O SOBRENATURAL DE DEUS TAMBÉM POÇA ACONTECER EM SUA VIDA... FORTE ABRAÇO PRA VOCÊ MEU QUERIDO FIQUE NA PAZ

Nilma Rocha disse...

Benção demais.quem pode entender a grandeza e soberania de Deus?somos pequenos demais pra compreender as maravilhas que ele opera em favor dos homens

Deltronic disse...

A paz amados, a questão aqui seria ter Deus em nossas vidas ,e como firmamento de sua palavra,ou seja Ele estava com povo de Israel imagina que gloria e em nossas vidas isso.
Um povo que crê nas suas escriturar ,e o que esta mensagem maravilhosa nos passa .Mostra a todos que estando Deus a frente não são medidas em Km que farão diferença mas sim nossa Fé em Cm que nos afasta Dele. Creia somente.
A Paz

Blog do São Carlos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ederson Felippe Fabris disse...

Paz do Senhor a todos,gostaria de deixar este comentario para indagar qual a fonte que diz que Jericó tinha 40km de circunferencia? formou-se uma discursão enorme em cima de um dado incorreto, a cidade de Jerico possuia de 30km a 35km de km quadrados,cerca de 25km de circunferencia, alias se assim fosse como na indagação do Ricardo, o Senhor pararia o sol para provar que Ele é o Eu Sou.

ADRIANO PEREIRA disse...

A verdade é uma só. Deus é Deus e acabou o assunto. Se ele pedisse para o povo para dar 70 voltas ao invés de 07 voltas, daria tempo do mesmo jeito. Só o Senhor é Deus, só o Senhor é Deus.

silviahelena disse...

Ricardo e outros que fizeram comentários a mensagem do Pastor José Jerônimo : Já que passou um tempo em que a mensagem e a brincadeira foi postada ...quem sabe não veio a vocês entendimento do Espírito Santo. Sejam sábios na próxima observação antes de fazer um comentário... pesquisem, peçam ao Senhor Jesus entendimento!
A Palavra de Deus não é brincadeira!
É vida para todos aqueles que a buscam! Deus lhes abençõe e guarde!
silviahelena

Williams Amancio da Silva disse...

Pr.Williams Amancio.

Amados Aquele que é do espírito entende as coisas do espírito,aquele que é da carne entende as coisas da carne.

Daniel Lins disse...

muito bom este estudo que Deus continue te abençoando ...

Daniel Lins disse...

muito obrigado pelo estudo que Deus continue te abençoando...Pr.

liliani vilas boas moreira disse...

Eles foram a pé, porque a arca não podia ser transportada em carro, ela era levada por homens através dos varais que eram colocados nos ombros. A bíblia continuará sempre sendo a palavra de Deus e eu creio nela, até hoje ninguém conseguiu acabar com ela e ela permanecerá para sempre no céu.