domingo, 16 de outubro de 2011

ESTUDO BÍBLICO SOBRE MOISES

OS ÚLTIMOS DIAS DE MOISÉS
Lição

1. Objetivos:
 Ensinar a importância de ficar fiel até a morte.

2. Lição Bíblica: Deuteronômio 27.12-23 a 32 (Base bíblica para a história o professor)
Versículo para decorar:
Números 32.23 “Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor: e sabei que o vosso pecado vos há de achar”.

3. Período de Adoração:
1) Cânticos: 1.
2.
3.
4.
5.
6.
2) Oração

4. Atividades:
1) Pode-se usar o flanelógrafo para contar a história
2) Memorizar o versículo
3) Jogo com perguntas
4) Atividades

Ponto de contato:
Quando você tem esperado alguma coisa especial, e depois é adiada, você sente triste e bravo ao mesmo tempo. Este sentimento se chama desapontamento. Todo o mundo sente desapontamento de vez em quando.

História Bíblica:
Moisés queria muito entrar na terra prometida, mas quando os israelitas estavam no deserto de Zim, não havia água para beber e o povo começou a reclamar com Moisés e Arão. Eles foram até o tabernáculo e o Senhor falou para Moisés:
 Pega a vara e ajunta o povo, você e Arão falem a rocha perante o povo que ela lhes dê as suas águas.
Moisés e Arão reuniram os israelitas diante da rocha, e Moisés disse:
 Ouvi agora, rebeldes! Porventura tiraremos água desta rocha para vocês?
Então Moisés levantou a mão e bateu na rocha duas vezes com a sua vara, e saiu bastante água da rocha, então o povo bebeu e os seus animais.
Então O Senhor disse a Moisés e a Arão:
 Porque vocês não me obedeceram diante dos israelitas, vocês não levarão este povo até a terra que dei a vocês.

Mais tarde Moisés orou a Deus rogando que deixasse ele passar o rio Jordão até a terra prometida. Mas Deus não deixou e disse:
 Basta. Não me fales mais nisto, mas dá ordens a Josué, anima-o, e fortalece-o, por que ele passará adiante deste povo, e o levará a possuir a terra.
Moisés ficou profundamente desapontado porque não podia guiar o povo à Terra de Canaã.
Ele contou a Deus como se sentiu, mas, quando Deus disse, “Não!”, ele começou a fazer o que precisava fazer, dando o comando a Josué e o encorajando. Este é um bom plano para nós quando sentimos desapontados: falar com Deus sobre nossos sentimentos e depois, fazer o que precisamos fazer.
Mas Deus deu ordem a Moisés dizendo:

 Vá! Sobe ao Monte Nebo e veja a terra de Canaã que eu dou aos filhos de Israel.
Moisés partiu do deserto de Moabe subindo até o monte Nebo, e dali até o ponto mais alto do monte Pisga, que fica em frente a Jericó. E o Senhor lhe mostrou toda a região desde Gileade até Dã, inclusive a terra de Naftali, Efraim e Manasses; O Neguebe; a planície de Jericó; e a cidade das palmeiras até a terra de Zoar.
E Deus lhe disse:

 Esta é a terra que eu prometi dar a Abraão, Isaque e Jacó. Queria que a visse com seus próprios olhos porque você não vai entrar lá.
E assim Moisés morreu naquele lugar, a terra de Moabe, tal como Deus tinha dito. O Senhor o enterrou num bale da região de Moabe em frente a Bete-Peor, e até hoje ninguém sabe onde foi enterrado. Moisés morreu com cento e vinte anos de idade, quando ainda enxergava bem e tinha boa saúde.

Os israelitas choraram pela morte de Moisés durante trinta dias nas planícies de Moabe, como era o costume.
Então, Josué, filho de Num, ficou no lugar de Moisés, que tinha colocado as mãos sobre ele para que Deus lhe desse sabedoria. Os israelitas, então, obedeceram a Josué, como Deus tinha mandado a Moisés. Na verdade, nunca houve outro profeta como Moisés, com quem Deus falasse cara a cara, e que fizesse tantos sinais e maravilhas, como os que fez no Egito, na presença do Faraó e de todos os seus oficiais e de todos os egípcios. Não houve outro homem que fizesse tantas coisas maravilhosas e com tanto poder como Moisés diante do povo de Israel.

Lição Pratica:
Além do mais, é provável que Moisés tenha escrito, colecionado e organizado todos os primeiros cinco livros da Bíblia. Apesar de não conhecer, pessoalmente, a terra prometida, ele recebeu um lar muito melhor, onde não haveria mais deserto, calor, brigas, rebeldes, guerras, doenças ou morte. Alguém sabe o nome deste lugar? O Céu, não é? Lá, ele permaneceria com todos os fieis de todos os séculos. Poderia estar com Deus, o qual havia cuidado dele durante sua vida.
Por exemplo, quem se lembra como ele foi salvo da morte, depois do seu nascimento?
Posteriormente, ele foi criado nos primeiros anos por sua própria mãe e preparado na corte real do Faraó. Portanto, recebeu um preparo excelente, em casa e no palácio. Depois, ele passou quarenta anos de preparo no deserto. E finalmente, mostre como ele sempre foi guiado por Deus durante a libertação dos israelitas e seus quarenta anos de peregrinação. Da mesma forma, Deus cuidará de nós, por toda a vida, e pela eternidade, se confiarmos sempre nele.

Perguntas:
1. Por que Deus não deixou Moisés entrar na Terra Prometida:
2. Quem foi escolhido para ser guia em vez de Moisés?
3. Qual monte Moisés subiu para ver a Terra Prometida?
4. Quantos anos Moisés tinha quando morreu?
5. Quem enterrou Moisés?
6. Por quanto tempo os israelitas lamentaram a morte de Moisés?

Nenhum comentário: